Se você usa um PC com Windows, sabe que com o tempo ele pode acabar lotado de programas e aplicativos. Itens que, dependendo do caso, podem acabar ocupando espaço em disco em demasia, além de ocasionarem outros problemas.
Por mais que você tenha o cuidado de desinstalar softwares pesados e/ou não muito utilizados, existe um grande risco deles deixarem diversos “rastros”. Elementos que acabam ficando para trás quando acontece uma desinstalação, pois os respectivos desinstaladores não foram programados para fazer o trabalho direito.
São inúmeras entradas no registro, que futuramente podem resultar em problemas e lentidões diversos. São pastas e arquivos esquecidos, atalhos perdidos, etc. A lista, infelizmente, pode ser bem grande, bem como é grande a quantidade de possíveis problemas.
Ótimas alternativas nestes casos são os aplicativos desinstaladores, como o Revo Uninstaller, por exemplo. Mas sempre é bom termos alternativas, contarmos com mais de uma opção, não é? Usuários diferentes podem se adaptar melhor a esta ou àquela ferramenta, e aí pode entrar em cena outro aplicativo gratuito, o Ashampoo Uninstaller 2017.
Trata-se de uma ferramenta bem interessante, capaz de monitorar todas as alterações no sistema operacional em tempo real e, quando necessário, desfazê-las bem rapidamente. O software, além disso, elimina o aplicativo e também todos os “rastros” geralmente esquecidos pelos desinstaladores, como possíveis arquivos e pastas em vários locais diferentes e entradas no registro.
O Ashampoo Uninstaller 2017 também permite a desinstalação de vários softwares ao mesmo tempo, além de contar com um recurso que funciona como uma espécie de “máquina do tempo”: ele vai tirando snapshots do sistema, e então, é possível retornar a estados anteriores bem rapidamente (antes da instalação de determinado programa problemático, por exemplo, ou antes de alguma infecção por algum vírus).
O software da Ashampoo também conta com ferramentas extras embutidas, como por exemplo uma que permite a exclusão segura de arquivos e pastas. Ele também oferece uma ferramenta para a recuperação de arquivos apagados acidentalmente, e oferece um otimizador do registro.
O aplicativo é totalmente gratuito (após um simples registro), e se encontra traduzido em mais de 25 idiomas, incluindo o português do Brasil. Ele roda nas seguintes versões do Windows: 7, 8, 8.1 e 10.
Clique aqui para baixar o Ashampoo Uninstaller 2017
Conheça abaixo outras ferramentas gratuitas da Ashampoo:
E para desinstalar aplicativos universais no Windows 10, dê uma olhada no artigo abaixo: