Categorias

Adobe prepara aplicativo para selfies

A Microsoft não é a única empresa interessada em utilizar aprendizado de máquina e algoritmos de Inteligência Artificial em suas fotos. A Adobe também está investindo pesado no setor.

O gigante da edição de imagens apresentou essa semana um vídeo demonstrativo do que pode vir a ser o seu futuro aplicativo para selfies, usando recursos capazes de turbinar qualquer fotografia.

Diretamente dos laboratórios da Adobe Sensei, o programa parece coisa de filme de ficção-científica ou Primeiro de Abril, mas é real. A tecnologia empregada permitiria alterar o ângulo da imagem, adicionar profundidade de campo, remover o fundo e muito mais. O vídeo apresenta até mesmo a habilidade de copiar e aplicar o estilo de outra fotografia através de reconhecimento por algoritmos, uma técnica revelada recentemente através de uma parceria da Adobe com a Universidade de Cornell.

Confira o vídeo demonstrativo:

De acordo com a Adobe, “grandes retratos exigem a perspectiva certa, o equipamento e a experiência de edição. Mas o que acontece quando nós entramos no campo do poder da Inteligência Artificial e do aprendizado profundo para transformar retratos ruins em grandes – tudo isso em um smartphone?”. A resposta da Adobe realmente impressiona, mas, por enquanto, a empresa não tem um cronograma para o lançamento de tal aplicativo. Pelo visto, teremos que continuar escolhendo com muito cuidado os ângulos de nossas selfies