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Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico elogia resultados da Black Friday

Segundo parecer da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), o resultado da última Black Friday no Brasil foi bastante positivo. De acordo com os dados divulgados oficialmente, o volume de vendas cresceu 78% em relação ao ano passado, enquanto o número de reclamações foi apenas 6% mais alto do que o de 2012.

O levantamento das vendas foi feito pela empresa Clearsale, enquanto o Reclame Aqui foi o parâmetro utilizado para contabilizar os problemas. Em 2012, foram registrados 541 mil vendas e 8 mil reclamações. Já este ano, foram 964 mil vendas e 8,5 mil reclamações.

O faturamento de R$ 429 milhões atingido este ano superou as expectativas da camara-e.net, que esperava algo em torno de R$ 340 milhões. Em 2012, o faturamento da Black Friday atingiu R$ 217 milhões.

Para Ludovino Lopes, presidente da camara-e.net, os investimentos em infraestrutura tecnológica, comunicação e atendimento realizados pelas lojas virtuais foram os responsáveis em manter o número de problemas sob controle. Ainda assim, ele admite que o volume inesperado de transações causou congestionamentos em muitas lojas e dificuldade de acesso para os consumidores.

A camera-e.net publicou este ano um Código de Ética a ser adotado pelos lojistas durante a Black Friday. Nos próximos dias, o órgão irá avaliar e publicar um relatório sobre a aplicação do Código, incluindo um Ranking das lojas virtuais.