Categorias

CEO da Apple volta a alertar sobre a perda de privacidade das novas tecnologias

Tim Cook, CEO da Apple, é um ferrenho defensor dos direitos da privacidade dos usuários. Durante uma apresentação, ele voltou a alertar sobre os riscos trazidos com as novas tecnologias e serviços.

O executivo discursou em um telão durante um jantar organizado pelo Electronic Privacy Information Center. Após ser nomeado de “campeão da liberdade” pela organização, Tim Cook criticou duramente as empresas de tecnologia: “Nossa privacidade está sendo atacada em múltiplas frentes”.

E continuou: “eu estou falando com vocês do Vale do Silício, onde algumas das mais proeminentes e bem-sucedidas empresas tem construído seus negócios ludibriando seus usuários para serem complacentes a respeito de suas informações pessoais. Elas estão engolindo tudo que podem aprender sobre vocês e tentando faturar em cima disso. Nós acreditamos que isso é errado. E isso não é o tipo de empresa que a Apple quer ser”.

Embora não tenha citado nominalmente nenhuma empresa, no final do ano passado seus alertas atraíram a ira de Mark Zuckerberg, CEO e fundador do Facebook, que contra-atacou: “você acha que só porque você está pagando à Apple você está de alguma forma em alinhamento com eles? Se você estivesse em alinhamento com eles, então eles deveriam tornar seus produtos muito mais baratos!”.

A reação de Zuckerberg não parece ter freado os ataques indiretos de Cook. Na noite de anteontem, durante o mesmo discurso, o CEO da Apple concluiu, sobre aplausos: “você pode gostar destes chamados serviços gratuitos, mas nós não acreditamos que eles valem ter os seus emails ou seu histórico de buscas ou até mesmo agora suas fotos de família mineradas por dados e vendidas sabe-se lá para qual propósito publicitário”.