Categorias

CEO do Uber vem ao Brasil

O novo CEO do Uber, Dara Khosrowshahi, chega ao Brasil nessa segunda-feira em sua primeira visita ao país no comando da empresa.

O executivo visitará as centrais de operação da empresa em São Paulo e Brasília, às vésperas da votação da proposta de regulamentação no Senado que pode significar um futuro nada promissor para os serviços de transporte por aplicativo.

A escolha pela escala em São Paulo está diretamente ligada ao volume de serviços prestados na cidade que representa não apenas o maior mercado do Uber no Brasil, mas também no mundo. Uma fonte próxima a Khosrowshahi confirmou ao G1 que o CEO irá passar também por Brasília. Essa visita certamente tem uma função estratégica, para aumentar a pressão sobre a votação do Projeto de Lei Complementar 28/2017.

Na semana passada, o Senado aprovou a urgência na votação da proposta que pode mudar radicalmente a forma como os serviços de transporte por aplicativo operam no Brasil e teria sido redigida com a ajuda de representantes do sindicato dos taxistas. Com a urgência aprovada, o texto passa a ter prioridade na pauta e já entra em votação nessa terça-feira.

Em nota oficial, o Uber se manifestou de forma contrária ao texto atual do PLC 28/2017, afirmando que a proposta “traz uma proibição velada a todos os apps, pois cria um nível de burocracia tão alto para os motoristas parceiros que torna impossível que continuem servindo as pessoas do jeito que fazem hoje”. E completa: “a decisão de permitir que o PLC 28/2017 seja votado às pressas também desconsidera as mais de 825 mil pessoas que entregaram assinaturas pedindo para que não houvesse urgência nesse debate”.

Resta saber agora se a vinda de Dara Khosrowshahi ao país conseguirá alterar o tabuleiro político de uma forma que seja favorável ao Uber e seus usuários.