Categorias

Criador do Swift sai da Tesla depois de apenas seis meses na empresa

Seis meses depois, o criador do Swift anunciou através de sua conta no Twitter que não trabalha mais na Tesla.

Chris Lattner foi notícia no início do ano quando trocou uma carreira de 11 anos na Apple por um cargo e uma oportunidade na fabricante de automóveis, mas a aliança não durou muito.

“Parece que a Tesla não é uma boa para mim afinal”, escreveu o engenheiro. Embora ele não tenha revelado os motivos que o levaram a essa decisão, tudo indica que Lattner não saiu da Tesla motivado por uma oferta melhor. “Eu estou interessado em ouvir sobre posições interessantes para um líder engenheiro veterano!’, brincou ainda através do Twitter. Em outra postagem, menos de uma hora depois, completou: “meu currículo é fácil de achar online. Sete anos de experiência em Swift”.

O desenvolvedor ocupava na Apple o cargo de diretor sênior do departamento de ferramentas de desenvolvimento, sendo responsável tanto pela evolução do Swift, como pelo seu IDE e até pelos programas de capacitação e aprendizado para a linguagem. Na Tesla, tornou-se Vice-Presidente do Software Autopilot, substituindo Jinnah Hosein, que estava atuando no cargo simultaneamente com seu posto de Vice-Presidente de Software na SpaceX e passou a se dedicar em tempo integral à iniciativa espacial da empresa.

Em um comunicado lacônico, a Tesla confirmou a saída do engenheiro: “Chris simplesmente não era a pessoa certa para a Tesla, e nós decidimos fazer uma mudança. Nós desejamos o melhor para ele”. Agora, a posição mais alta dentro da divisão de veículos autônomos da empresa passa a ser ocupada pelo recém-contratado Andrej Karpathy, especialista em visão computadorizada e aprendizado profundo, que passa a ocupar o cargo de Diretor de AI e Visão do Autopilot, se reportando diretamente a Elon Musk, CEO e fundador da Tesla.