Categorias

Diretor da EA não queria Battlefield 1 na Primeira Guerra Mundial

O anúncio do jogo Battlefield 1 parou a internet, mas pelo menos uma pessoa não estava nada confiante sobre a franquia visitar a Primeira Guerra Mundial: o diretor do EA Studios.

Patrick Soderlund é o chefe que coordena os trabalhos de diversas desenvolvedoras sob a tutela da EA e, inicialmente, não ficou convencido com a proposta da DICE: “não tem como ser divertido de jogar”.

Enquanto a eterna rival Activision resolveu avançar mais ainda em direção ao futuro com a franquia concorrente Call of Duty, em Infinite Warfare, o projeto apresentado pela DICE queria ir para trás no tempo e mostrar um conflito raramente visto em jogos eletrônicos. Mas Soderlund estranhou: “Não era a escolha mais óbvia”, revelou o executivo durante a conferência anual para investidores na tarde de segunda-feira. “Se você olhar para o que os outros parceiros na indústria estão fazendo, eles estão indo para a ficção-científica”, argumentou.

Soderlund também tinha medo de explorar uma área onde não havia tanta experiência, ou, como diz o ditado, mexer em time que está ganhando: “Nós tínhamos obtido um bocado de sucesso no campo do militarismo moderno”. Para o diretor do EA Studios, a Primeira Guerra Mundial é essencialmente guerra de trincheira e não tinha como ser interessante ou divertido para o jogador. “Quando o time apresentou a ideia para mim, eu rejeitei totalmente”, confessou.

Mas a DICE se esforçou ao máximo para combater essa ideia pré-definida de que o primeiro conflito em escala global da Humanidade foi disputado somente nas trincheiras francesas. Após uma série de reuniões, Soderlund foi revendo seus conceitos e deu sinal verde para o projeto. O resultado aparece no trailer oficial de Battlefield 1: há trincheiras, mas há também batalhas aéreas, combate de blindados, soldados à cavalo, guerra química, dirigíveis e outros elementos que estiveram presentes na época.

Hoje, Patrick Soderlund está plenamente seguro de que o viés adotado para Battlefield 1 “é o certo para a franquia e o certo para a EA”.

O próximo capítulo da série tem previsão de lançamento para 21 de Outubro, para PlayStation 4, PC e Xbox One. Aqueles que comprarem a Deluxe Edition do jogo na pré-venda terão acesso antecipado a partir do dia 18 de Outubro. A EA Games também prometeu um Beta do jogo antes do lançamento, mas a data ainda não foi revelada.