Categorias

Elon Musk se assombra com robô “acrobata”

Recentemente, a Boston Dynamics mostrou um de seus robôs executando saltos precisos e até mesmo um pulo de costas em um cenário preparado. Aqui no Código Fonte, a notícia acabou sendo ignorada, em virtude de outros tópicos que acabaram entrando na pauta.

Mas, para Elon Musk, o vídeo do Atlas fazendo acrobacias acabou se tornando pretexto para mais um alerta sobre o perigo da evolução acelerada das máquinas, com tons apocalípticos e a insinuação de que seu objetivo é mesmo induzir pesadelos.

Através de sua conta no Twitter, o magnata da tecnologia afirmou que as manobras executadas pelo Atlas “não são nada”. Mas… “em alguns anos, esse robô irá se mover tão rápido que você vai precisar de uma luz estroboscópica para vê-lo”. E completa: “bons sonhos…”. Ele explica em outra que sem a iluminação especial os pobres humanos verão somente um borrão.

Confira o vídeo que causou espanto em Musk:

Musk defende a regulamentação urgente do setor: “temos que regular a IA / robótica como fazemoscom  comida, drogas, aviões e carros. Os riscos públicos exigem supervisão pública. Livrar-se da FAA não tornará o vôo mais seguro. Eles estão lá por uma boa razão”, afirma o bilionário.

Essa não é a primeira vez (e tampouco será a última) em que Elon Musk usa um tom dramática para reforçar sua mensagem. Ele já comparou as Inteligências Artificiais com o ato de invocar o Demônio e declarou que a tecnologia é potencialmente mais perigosa que a Coreia do Norte.

Em Julho desse ano, em um encontro organizado para governadores de estados norte-americanos, ele foi categórico: “eu tenho sio exposto a Inteligências Artificiais de ponta e acho que as pessoas deveriam estar realmente preocupadas com isso … Eu continuo tocando o sino de alarme, mas até que as pessoas vejam robôs descendo a rua matando pessoas, elas não sabem como reagir, porque parece tão etéreo”.