Categorias

Firefox 55 chega com suporte a WebVR e melhorias de performance

A Fundação Mozilla disponibilizou hoje a versão 55 do navegador Firefox, que chega trazendo melhorias de performance e suporte nativo ao padrão WebVR, que coloca a Realidade Virtual direto na web.

Esta é a penúltima etapa na estratégia da Mozilla de alcançar o Chrome e recuperar o trono da web com o vindouro Firefox 57 e já dá sinais de que seus desenvolvedores estão correndo atrás do prejuízo.

WebVR é um padrão já disponibilizado pelo Chrome, seja na sua versão mobile ou para desktop, que permite que o usuário clique em um link na web e seja transportado diretamente para uma experiência de Realidade Virtual, desde que o navegador tenha suporte e o usuário possua um dispositivo de hardware compatível. O Firefox 55 oferece essa funcionalidade em conjunto com as plataformas HTC Vive e Oculus Rift, enquanto o Chrome trabalha com as soluções do próprio Google, Daydream e Cardboard.

Confira como funciona o WebVR:

Além da novidade, o Firefox 55 também contempla uma série de melhorias de performance e adiciona um painel de controle para o usuário administrar o número de processos e conexões abertos. Essa versão também já incorpora os aperfeiçoamentos que permitem reduzir o tempo de carga do navegador ao abrir múltiplas abas, conforme o teste divulgado por um engenheiro com 1691 abas simultâneas.