Categorias

Fundador do Oculus Rift defende preço do óculos de Realidade Virtual

Palmer Luckey, fundador do Oculus Rift, enfrentou um desafio complicado ontem: explicar para os usuários do Reddit porque o óculos de Realidade Virtual está saindo tão caro.

O preço de pré-venda de 600 dólares foi anunciado e causou surpresa entre muitos entusiastas. Apesar do valor, o estoque para o lançamento se esgotou em apenas 14 minutos.

Luckey foi ao Reddit realizar uma sessão de perguntas e respostas sobre a tecnologia e defendeu o preço do dispositivo: “para ser perfeitamente claro, nós não estamos fazendo dinheiro com o Rift”. Ele alega que o produto tem praticamente esse preço de produção e a margem de lucro é muito inferior ao de um smartphone ou de uma TV de 600 dólares, que são fabricados por uma fração do preço final.

O executivo justifica o valor afirmando que o Oculus Rift exige “dois visores OLED criados para VR, com alta taxa de atualização e densidade de pixels, um sistema de monitoramento muito preciso, sistemas de ajuste mecânico que precisam ser leves, duráveis e precisos, além de óticas de ponta que são mais complexas para fabricar do que lentes DSLR de alta tecnologia”.

Sobre comentários de que os extras oferecidos estariam encarecendo o preço, Luckey declarou que a empresa não tem quase custo algum em oferecer controles de Xbox no pacote e que “as pessoas podem facilmente revender por lucro”. Outros itens como a maleta, o áudio de alta qualidade e os jogos gratuitos também teriam um impacto mínimo no valor final.

Apesar do começo confuso, o fundador do Oculus Rift se revelou otimista e garantiu aos usuários que até o final do ano a plataforma deve receber cerca de 100 jogos, 20 deles produzidos pelo próprio Oculus Studio e os demais entregues por outras desenvolvedoras. E acrescentou que a maior parte da experiência será baseada em outras formas de entretenimento, como filmes e produções interativas.