Categorias

Google passa a checar notícias falsas no Brasil

O Google anunciou ontem que estendeu seu sistema de checagem de notícias falsas para o Brasil, México e Argentina.

A partir de agora, a função Fact Check está sendo embutida nos resultados de busca do Google Notícias, com a parceria de entidades locais que fazem a verificação de fatos, como Agência Lupa, Aos Fatos e Agência Pública.

A iniciativa começou em Outubro do ano passado como uma reação do mecanismo de busca à escalada galopante de sites devotados a publicação de rumores e notícias fabricadas para angariar cliques ou sabotar processos políticos. Essa epidemia de notícias falsas tem preocupado empresas de tecnologia e usuários e vem recebendo críticas pesadas de grandes personalidades. Com o Fact Check, o Google acredita que será mais fácil para o usuário comum diferenciar notícias autênticas com fontes confiáveis de sites duvidosos.

noticia-verificada-google

Com a mudança, notícias e artigos que aparecem nos resultados de busca do Google Notícias podem receber o selo “verificação de fatos”, o que significa que a autenticidade da matéria foi confirmada por um agente independente. Entretanto, isso não significa que as páginas que não receberem o selo são necessariamente fontes de rumores ou informações falsas, o que pode acabar gerando confusão entre os usuários.

Apesar das suas limitações, a ferramenta é um importante passo do Google para frear o crescimento do que foi chamado de Pós-Verdadeiro.