Categorias

Mark Zuckerberg planeja alcançar a marca de 5 bilhões de usuários do Facebook em 2030

O Facebook possui atualmente 1.59 bilhão de usuários, ou aproximadamente 21% dos 7.39 bilhões de habitantes no planeta. Para Mark Zuckerberg, CEO e fundador do Facebook, ainda é pouco.

O executivo declarou durante a celebração do 12º aniversário da rede social que sua meta é atingir 5 bilhões de usuários para o Facebook em 2030, quase 60% de toda a população projetada para daqui a catorze anos.

“Nós queremos terminar de conectar todo mundo, nós iremos fazer isso em parceria com governos e diferentes empresas por todo o mundo”, explicou Zuckerberg para a plateia que o acompanhava durante sua primeira aparição pública desde o fim de sua autoproclamada licença-paternidade.

Apontando para a imagem de um drone batizado de Aquila no painel, o executivo esclareceu que o aparelho será um dos vetores da expansão do Facebook. Movido a energia solar, o Aquila irá voar por cima de cidades e transmitir acesso à Internet para baixo. O plano arrojado já havia sido anunciado antes, mas Zuckerberg reforçou a estratégia agressiva para levar conexão e, consequentemente, o Facebook para áreas carentes do planeta.

A iniciativa de acoplar a rede social e sites parceiros à oferta de Internet gratuita tem enfrentado a crítica de defensores da neutralidade da rede e de governos onde o programa Free Basics tenta se estabelecer. Até o momento, o projeto supostamente beneficente do Facebook já esbarrou na oposição das autoridades da Índia e do Egito.

zuckerberg-usuarios

Durante as festividades, Mark Zuckerberg também relembrou o início humilde do Facebook nos dormitórios de sua faculdade e passou 40 minutos se encontrando com 18 usuários cujas histórias de solidariedade e sucesso só foram possíveis graças à existência da rede social em suas vidas.

“O engraçado de se trabalhar em uma empresa como esta é o quão surpreendentemente pouco do que o mundo fala a nosso respeito é de fato sobre as coisas significativas com as quais nos importamos”, apontou Zuckerberg ao falar sobre o papel do Facebook em conectar pessoas. “Eu quero dizer que é isso o que nós queremos fazer. Não é porque nós estamos tentando vender anúncios ou algo assim”.