Categorias

Microsoft desiste de portar aplicativos Android para o Windows 10

Agora é oficial: o Projeto Astoria, que permitiria que aplicativos Android rodassem no Windows 10, está cancelado. A Microsoft não vai mais seguir essa estratégia para aproximar as duas plataformas.

Os rumores indicavam desde o ano passado que algo não ia bem na iniciativa, mas a Microsoft oficializou o cancelamento um dia depois da compra da Xamarin.

A Xamarin é uma startup que produz soluções para desenvolvedores criarem aplicativos que funcionam em múltiplas plataformas usando uma única linguagem de programação. A recomendação da Microsoft agora, para desenvolvedores Android que desejam trazer seus programas para outros sistemas operacionais é que analisem as opções oferecidas pela Xamarin.

Ainda que o Projeto Astoria tenha sido cancelado, a Microsoft assegurou que o desenvolvimento do Projeto Islandwood, para aplicativos iOS, ainda está ativo. Segundo Kevin Gallo, diretor da Microsoft, “duas tecnologias de ponte para trazer código dos sistemas operacionais móveis para o Windows era desnecessário”. Os esforços da empresa a partir deste momento ficarão concentrados apenas nos aplicativos para iOS.