Categorias

“Não haverá mais motoristas humanos em 20 anos”

Que Steve Wozniak não tem medo dos robôs, nós já sabemos. Mas agora o co-fundador da Apple está apostando alto nos carros inteligentes.

Durante sua palestra no Gartner Symposium/ITxpo, Wozniak profetizou: “No futuro, carros autônomos irão evitar os problemas que os humanos criam. Em 20 anos, não será mais permitido nenhum motorista humano”.

Para a lenda viva da tecnologia, a Inteligência Artificial dos veículos será capaz de respeitar os sinais vermelhos, os limites de velocidade e identificar se algum ser vivo cruza o caminho e tomar as providências necessárias para preservar a vida. Perguntado sobre os riscos de bugs ou hacking, Wozniak continuou positivo e afirmou que podem ser contornados com sistemas redundantes.

“Carros autônomos serão a maior de todas as tecnologias para o futuro”, reforçou ele. E não será necessário esperar muito: segundo Wozniak, em cinco anos todos terão acesso a este tipo de veículo de alguma forma e haverá uma expressiva redução no número de acidentes.

Sua conversão para a tecnologia veio logo depois de experimentar por duas noites seguidas o sistema de direção automática do novo Tesla. A Inteligência Artificial do veículo tomava decisões em tempo real na estrada e não foi nem mesmo necessário manter as mãos no volante o tempo todo. “Foi simplesmente uma sensação maravilhosa”, descreveu Wozniak para a plateia da conferência. “Foi uma experiência mágica… parecia a Disneylândia”.