Categorias

“Parem de usar o Chrome”, alerta engenheiro da Mozilla

O engenheiro da Fundação Mozilla Robert O’Callahan fez um alerta apocalíptico contra o navegador concorrente em seu blog. Ele teme que o Google domine a Internet em um futuro próximo.

“Se você quer uma Internet – o que significa, de muitas formas, um mundo – que não é controlado pelo Google, você deve parar de usar o Chrome agora e encorajar outros a fazer o mesmo”, escreveu o preocupado engenheiro, enfatizando com negrito a sua mensagem.

E profetiza: “se vocês não fizerem isto, e o Google vencer, então, nos anos que virão você desejará que tivesse uma escolha e terá apenas você mesmo para culpar por ter desperdiçado agora”.

StatCounter-browser-ww-monthly-201407-201407-bar (Custom)

O engenheiro aponta que o Google tem usado sua influência para tornar o Chrome ainda mais onipresente, obrigando licenciadores do Android a definir o navegador como padrão e tornando a funcionalidade offline do Google Docs compatível somente com o o seu próprio navegador. No momento, autoridades europeias investigam se as práticas do Google configuram um risco de monopólio.

Segundo Chad Weiner, diretor de gerenciamento de produto da Mozilla, as opiniões de O’Callahan são pessoais e não representam necessariamente as da Fundação. Entretanto, Weiner também defende uma Internet aberta e ampla de opções.

Ironicamente, o próprio Google é o principal financiador do desenvolvimento do Firefox e das operações da Mozilla. Em Julho, o Google Chrome controlava 48% do mercado de navegadores, de acordo com o StatCounter, contra 23% de usuários do Internet Explorer e 19% de usuários do Firefox.