Categorias

Polícia de Dubai irá usar Google Glass para reconhecimento facial

Depois de usar o Google Glass para reduzir o número de infrações de trânsito, a polícia de Dubai quer ir além e usar o óculos inteligente para realizar reconhecimento facial de suspeitos.

O sistema irá funcionar ao capturar fotos de pessoas ao redor e compará-las com um banco de dados de procurados por crimes. Em caso de identificação positiva, o Google Glass irá emitir uma notificação para o usuário.

Com o uso da tecnologia Wink, que permite que o dispositivo seja ativado com um simples piscar de olhos, sem a necessidade de botões ou comandos de voz, o rastreamento seria imperceptível para o suspeito.

Entretanto, a utilização de programas de reconhecimento facial é proibido pelos termos de uso do Google Glass. Uma empresa chamada FacialNetwork tentou implantar um aplicativo chamado NameTag no ano passado, mas foi advertida pelo Google a suspender suas atividades.

A polícia de Dubai pretende implantar o sistema através de uma versão customizada do Google Glass, com um aplicativo desenvolvido localmente e cuja instalação passará longe do crivo da loja virtual do Google. Inicialmente, o projeto será utilizado por guardas de trânsito, mas também será estendido para investigadores de polícia.