Categorias

Polícia de Dubai terá carro-robô

Depois do policial-robô, as ruas de Dubai estão prestes a ganhar outro reforço que também parece saído de um filme de ficção-científica: um carro de polícia robô.

Fabricado em Cingapura pela OTSAW Digital e batizado de O-R3, o veículo será capaz de realizar patrulhas sozinho e poderá monitorar multidões e identificar criminosos e suspeitos por reconhecimento facial.

“A polícia de Dubai está apta para obter a mais recente tecnologia para combater o crime”, anunciou o Prefeito-Geral Abdullah Khalifa Al Merri. “Nós sempre buscamos as melhores tecnologias para ajudar nossa polícia a trabalhar por uma cidade mais segura e mais inteligente. Nós procuramos ampliar as operações com a ajuda de tecnologia, como robôs. Nós visamos ruas seguras e pacíficas mesmo sem um patrulhamento pesado da polícia”, completou.

Confira um vídeo do anúncio do projeto e do carro-robô em funcionamento:

De acordo com a fabricante OTSAW, a unidade pode operar 24 horas por dia, sete dias por semana, e é capaz de se auto-recarregar. Além de ser capaz de vigiar uma área em 360º, o O-R3 ainda conta com um drone dedicado, capaz de decolar e complementar o monitoramento efetuado pelo veículo terrestre. Tudo o que o drone captar será enviado diretamente para a central de polícia. Uma equipe de oficiais de Dubai está sendo treinada no uso do veículo e está acompanhando as etapas finais da fabricação.

O O-R3 deverá estar rodando pelas ruas até o final desse ano e fará parte dos esforços da administração pública para transformar a cidade do Oriente Médio em uma “cidade inteligente”, com uma grande gama de investimentos em tecnologia e serviços automatizados.