Categorias

Presidente da Anatel culpa os jogos online pelo consumo excessivo de banda larga

O festival de vexames pelo qual a Anatel vem passando diante da estratégia das operadoras de querer limitar o consumo de dados na internet fixa parece não ter fim.

Depois de ter se posicionado do lado das operadoras e ser criticado duramente pela OAB, o presidente da Anatel parece ter descoberto o “verdadeiro” culpado do consumo excessivo: os jogos online.

Em entrevista coletiva com jornalistas, o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações, João Rezende, reafirmou que o limite da franquia de dados é inevitável e apontou o dedo para quem joga online: “Tem gente que adora, fica jogando o tempo inteiro e isso gasta um volume de banda muito grande. É evidente que algum tipo de equilíbrio há de se ter porque, senão, nós teremos o consumidor que consome menos pagando por aqueles que estão consumindo mais”.

Rezende não mudou uma vírgula em seu discurso, onde segue culpabilizando o consumidor por ter se acostumado mal com a falta de cobrança pelo excesso de consumo: “É essa questão da propaganda, do ilimitado e do infinito que é um negócio que acabou desacostumando o usuário”.

E frisou: ““Não estamos proibindo a cobrança de serviços adicionais”. Para Rezende e a Anatel, indo na contramão do que é defendido tanto pela OAB quanto por organizações de defesa do consumidor, a única regulamentação a ser feita é no sentido “que as empresas disponibilizem aos usuários as ferramentas apropriadas para que haja o acompanhamento do seu perfil de consumo, os dados que está consumindo e quais são os aplicativos, os jogos e os serviços que mais consomem a sua franquia”.