Categorias

Programador recria Minecraft no Unreal Engine 4

Geralmente, Minecraft é o jogo escolhido para recriar cenários do mundo real ou mesmo de outros mundos imaginários, como jogos, filmes e seriados de TV. Mas, desta vez, o jogo virou.

O programador John Alcatraz usou a Unreal Engine 4 para fazer o trajeto inverso e recriar o jogo da Mojang dentro de outro jogo, só para variar.

Inicialmente, Alcatraz estava pensando em desenvolver uma demonstração de mapa em voxels infinitos usando o motor gráfico gratuito da Epic Games. Era para ser apenas inspirado em Minecraft, mas, procurando por texturas que pudesse aplicar no seu projeto, o programador descobriu que existe uma quantidade absurda de pacotes de texturas em domínio público baseadas em Minecraft. Então, se rendeu, e sua ideia ficou com o mesmo visual de sua fonte de inspiração:

Por enquanto, a iniciativa é apenas uma prova de conceito. A demonstração não permite fabricar itens a partir dos blocos coletados, não possui criaturas ou inimigos vagando pelo mundo, não há biomas diferentes para serem explorados. Mas, tirando tudo isso, é Minecraft rodando com outro motor gráfico e com um visual impossível de se obter sem utilizar ferramentas ou mods no jogo original.

Segundo o autor, ele não leu sobre como Minecraft funciona internamente e tudo que aparece na sua versão foi programado do zero a partir das soluções que ele imaginou que precisariam ser feitas para se conseguir resultados parecidos. Alcatraz também alega que não estudou sobre o funcionamento de qualquer outro jogo baseado em voxels.

Para quem quiser conferir como o projeto foi produzido, a demonstração está liberada para download no Google Drive de John Alcatraz.