Categorias

Quatro desenvolvedoras de jogos gaúchas passam em edital da Ancine

Quatro desenvolvedoras de jogos gaúchas foram aprovadas na primeira fase do edital da Agência Nacional de Cinema (Ancine) que irá beneficiar a indústria de jogos brasileira.

Entre as desenvolvedoras gaúchas contempladas nessa primeira etapa está a Epopeia, que participou de nossa série de entrevistas sobre o Brasil dos Jogos.

Além do estúdio portoalegrense, estão também aprovados a  Southbox, de Passo Fundo; Imgnation, de Santa Maria; e a IzyPlay, de Pelotas. Para Gustavo Silveira, um dos sócios da Epopeia, a aprovação nessa primeira fase demonstra a maturidade da empresa para além de criar jogos. “A primeira etapa dedicava-se a apresentação de documentação, e termos sido aprovados mostra que estamos bem preparados também como administradores e gestores de negócios”, avalia.

pago-02

O edital da Ancine segue os moldes mais antigos das produtoras dos jogos, em que a empresa responsável por cobrir os custos da produção também passa a ter direito sobre os lucros até que o investimento retorne. A Chamada Pública PRODAV 14/2016 vai disponibilizar R$ 10 milhões em recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), que deverão resultar na produção de 24 jogos eletrônicos para a exploração comercial em consoles, computadores ou dispositivos móveis. O edital ainda conta mais duas fases.

As empresas gaúchas aprovadas foram unânimes em apontar o papel da Associação de Desenvolvedores de Jogos Digitais do Rio Grande do Sul (ADjogosRS) para a vitória dos desenvolvedores locais. “Houve uma organização do pessoal da Associação, se ajudando para que tivéssemos mais projetos das empresas associadas aprovados”, destacou Orlando Fonseca, da Imgnation.

“A Associação foi muito importante para o sucesso nessa primeira fase. Através da ADJogosRS pudemos participar de um evento em que o pessoal da Ancine tirou diversas dúvidas em relação ao edital, bem como um especialista em editais que pode responder diversas perguntas dos associados”, acrescentou Daniel Merkel, co-fundador da Southbox.