Categorias

Responsável pelo mecanismo de busca no Google se aposenta

Depois de quinze anos à frente do mecanismo de busca, Amit Singhal, diretor da divisão de busca do Google está se aposentando.

Singhal marcou uma era para o gigante de buscas e foi um dos responsáveis pela total recriação do algoritmo de PageRank de pesquisa do Google em 2001.

“Minha vida foi uma jornada de sonhos. De um garotinho crescendo nos Himalaias sonhando com um computador de Jornada nas Estrelas, passando por me tornar um imigrante que chegou aos Estados Unidos com duas maletas e nada mais, até ser a pessoa responsável pela Busca no Google, cada virada me enriqueceu e me tornou uma pessoa melhor”, se despediu o engenheiro em uma emocionada mensagem no Google Plus.

Singhal escreve que se orgulha de seu trabalho no Google e que, graças ao Google Now, finalmente conseguiu realizar seu sonho de um computador que atende ao que o usuário pergunta usando somente a voz. Pode não ter sido o comunicador que ele imaginava, mas já foi um começo. Ele também revela que pretende passar os próximos 15 anos se dedicando a causas filantrópicas e à família.

google-amit

Se os últimos 15 anos de existência do mecanismo de busca usado por milhões de usuários diariamente e um dragão a ser conquistado pelos especialistas em SEO foi um reflexo do trabalho deste engenheiro e suas constantes atualizações, os próximos anos serão dominados pela Inteligência Artificial.

O Google anunciou que John Giannandrea, atual responsável pela divisão de Inteligência Artificial,  está assumindo a vaga deixada por Singhal e a empresa irá realizar uma fusão entre as duas divisões.

O CEO do Google, Sundar Pichai, comunicou: “a próxima onda será impulsionada por grandes avanços em aprendizado de máquina e inteligência artificial, uma área em que acreditamos liderar a indústria. (…) Nós acreditamos que nós apenas arranhamos a superfície em realmente estar lá para nossos usuários, a qualquer hora, em qualquer lugar, ao longo de todos os dispositivos, dando a eles a assistência que eles precisam”.