Categorias

Site de jornal alemão redireciona visitantes que usam bloqueadores de anúncios

O cabo de guerra gerado pelos bloqueadores de anúncios entre usuários e geradores de conteúdo acaba de ficar mais acirrado na Alemanha.

O site de notícias Bild.de, um dos mais populares do país, passou a redirecionar visitantes que usam bloqueadores de anúncios para uma página que recomenda a assinatura mensal para acessar as notícias.

A mensagem é clara: “com um bloqueador de anúncio ativado, você não pode mais visitar o Bild.de”, diz a página em alemão. Quem quiser continuar acessando o conteúdo do site terá que desligar o bloqueador ou fazer uma assinatura mensal, no valor de aproximadamente 13 reais.

A empresa se defende da controvérsia: “mesmo na Internet, serviços jornalísticos precisam ser financiados… a fim de que possamos continuar a oferecer jornalismo independente”.

A polêmica não é recente, mas se agravou com a abertura do iOS 9 para aplicativos capazes de impedir o carregamento de anúncios publicitários em páginas de Internet. De acordo com um relatório publicado recentemente pela Adobe, o uso dos bloqueadores poderá gerar um prejuízo de 22 bilhões de dólares para os sites em todo mundo em 2015.