Categorias

Steve Wozniak é mais um que também teme as Inteligências Artificiais

Depois de Elon Musk, Stephen Hawking e até o eterno otimista Bill Gates, agora é a vez do co-fundador da Apple Steve Wozniak se juntar ao coro: “o futuro é assustador e muito ruim para as pessoas”.

Em entrevista ao jornal The Australian Financial Review, Wozniak admitiu: “computadores irão tomar o controle dos humanos, sem dúvidas”. Inicialmente, o engenheiro eletrônico e pioneiro da computação pessoal era descrente de que as Inteligências Artificiais poderiam surgir nas próximas três décadas. Mas agora afirma que as previsões podem estar certas e que máquinas dotadas de consciência podem se tornar uma perigosa realidade.

” Se nós construirmos esses dispositivos que toma conta de tudo para nós, eventualmente eles irão pensar mais rápido do que nós e irão se livrar dos lentos humanos para administrar empresas com mais eficiência”, declarou Wozniak. Ele se questiona qual será o papel da humanidade nesse futuro dominado por inteligências superiores: “nós seremos os deuses? Seremos o bichinho de estimação da família? Ou seremos as formigas que são pisoteadas? Eu não sei ainda”.

wozniak
Wozniak: “o futuro é assustador”

Mas Wozniak também explica que a capacidade computacional atual pode não dar conta de criar essas inteligências. O poder de processamento está limitado pelo tamanho mínimo dos transistores e que a Lei de Moore deve atingir seu ponto máximo em 2020, quando o tamanho do transistor de silicone será equivalente ao de um átomo.

Nas palavras do pioneiro, apenas a computação quântica pode gerar o nível de processamento necessário. As pesquisas nesse sentido ainda estão em seus estágios iniciais. Apesar dos riscos envolvidos, Wozniak acredita que a meta deva ser perseguida: “Nós devemos ir atrás porque é sobre a exploração científica. Mas, no final, nós poderemos ter simplesmente criado a espécie que estará acima de nós”.