Categorias

Uber pode ter encontrado novo CEO

A novela do Uber pode estar bem próxima do seu fim: o conselho diretor da empresa se reuniu nesse Domingo e fechou a indicação de Dara Khosrowshahi para o cargo de CEO.

O executivo é o atual CEO da Expedia, posição que ocupa desde 2005, mas seu convite para trabalhar com o Uber ainda não foi formalizado e sua resposta ainda é uma incógnita.

Khosrowshahi teria vencido uma concorrência acirrada entre os nomes desejados e cotados pelo conselho diretor do Uber. Jeff Immelt, um dos diretores da General Electric, e Meg Whitman, CEO da HP Enterprise, estavam entre os candidatos que poderiam ocupar a vaga deixada por Travis Kalanick em Junho. Entretanto, Whitman avisou antecipadamente em Julho pelo Twitter que recusaria o cargo, se lhe fosse oferecido, e Immelt também usou a rede social nesse Domingo para declinar da candidatura.

Se Khosrowshahi aceitar a oferta de conduzir o Uber estará saindo de uma posição vantajosa na Expedia, onde ocupa o cargo de CEO há doze anos e onde conduziu resultados expressivos dentro da empresa, triplicando seu valor de mercado nos últimos cinco anos. Em troca, assumirá o controle de uma startup dotada de um imenso potencial de crescimento no globo todo, mas assolada por todas as frentes por uma forte concorrência, principalmente vinda da China, uma cultura interna sacudida por escândalos e a sombra do possível retorno de seu CEO original.

Investidores do Uber consultados pela imprensa confirmaram que o nome de Khosrowshahi é uma boa escolha, dada sua competência demonstrada à frente da Expedia e sua experiência operacional. Resta saber se ele irá aceitar o desafio.