O Facebook anunciou hoje o início da investida maciça de conteúdo de marketing para o WhatsApp prevista anteriormente, quando cancelou o sistema de assinatura anual.
Pela primeira vez desde 2012, os termos de uso e privacidade do aplicativo de mensagens foram atualizados para englobar o envio de mensagens publicitárias para usuários.
De acordo com o comunicado do WhatsApp, “nós queremos explorar maneiras para você se comunicar com empresas que importam para você também, enquanto ainda se mantém uma experiência sem banners de terceiros e spam“. Embora o WhatsApp cite como exemplos um alerta de empresa aérea sobre o atraso de um voo ou uma notificação de banco sobre uma transação autorizado, o serviço também pode e deverá ser usado para anúncios publicitários.
A empresa promete tomar o máximo de cuidado para que não haja um fluxo excessivo de propagandas: “mensagens de marketing que você pode receber poderiam incluir uma oferta para algo que interessa a você. Nós não queremos que você tenha uma experiência cheia de spam; assim como todas as suas mensagens, você poderá gerenciar essas comunicações e nós iremos honrar as escolhas que você fizer”.
Para ajustar a qualidade dos anúncios que serão enviados para os usuários, outra mudança no WhatsApp será sua maior integração com o Facebook. A partir de agora, o aplicativo de mensagens irá compartilhar com a rede social seu número de telefone, para entregar anúncios mais customizados em ambas as plataformas e melhorar a sugestão de novas amizades.