Categorias

WikiLeaks revela o nome do segundo país com ligações telefônicas monitoradas pela NSA

WikiLeaks vazou hoje a informação de que o segundo país cujas ligações telefônicas são gravadas na totalidade pela NSA é o Afeganistão. A ONG defenda que as nações tem o direito de saber quando estão sendo espionadas.

Anteriormente, havíamos noticiado que a agência de segurança do governo dos Estados Unidos está gravando e armazenando todas as ligações de celulares realizadas em Bahamas. Na matéria, foi mencionado que o sistema SOMALGET também estaria monitorando os telefonemas de pelo menos um segundo país, que não havia sido revelado por “preocupações de que isto poderia acarretar um aumento na violência”.

A matéria original publicada pelo The Washington Post omitia o nome do Afeganistão ao atender uma solicitação direta do governo dos Estados Unidos. Para Julian Assange, Editor-Chefe da WikiLeaks, “tal censura priva uma nação do seu direito de auto-determinação em um tema que afeta a totalidade de sua população. Um crime continuado de espionagem em massa está sendo cometido contra o Estado vítima e sua população. Ao negar a toda uma população o conhecimento de sua própria vitimização, este ato de censura nega a cada indivíduo naquele país a oportunidade de procurar um remédio efetivo”.

Para proteger sua própria fonte de informação, a WikiLeaks não revelou como obteve esse dado, mas a ONG está segura de que o país omitido pelo The Washington Post em sua denúncia é o Afeganistão. Para Assange, a desculpa de se evitar “um aumento de violência” é falsa e já foi utilizada anteriormente para ocultar informações, como as fotos das torturas praticadas na prisão iraquiana de Abu Ghraib.

Ainda de acordo com o WikiLeaks, é possível que o sistema SOMALGET, utilizado para interceptar e gravar todas as ligações telefônicas de um determinado país pode estar em uso em outras nações além de Bahamas e Afeganistão.