Categorias

Apple pede desculpas por limitar o desempenho de iPhones 6s e 7

A Apple pediu desculpas aos fãs e consumidores por estar deliberadamente limitando o desempenho da CPU nos iPhones 6s e 7. Tal pedido acontece após alguns processos, incluindo um que pede na justiça 1 trilhão de dólares.

Na carta aberta aos consumidores, a gigante de Cupertino se desculpa e explica uma série de tecnicidades a respeito de como as baterias funcionam e como elas envelhecem, incluindo processos químicos que podem afetar sua autonomia.

A Apple diz na carta que “ouviu o feedback dos clientes”, e que houveram “muitos mal-entendidos sobre o problema”. A carta, obviamente, tem por objetivo também esclarecer os consumidores. Estranhamente, entretanto, ela se foca mais no funcionamento e no envelhecimento das baterias como um todo.

A empresa também anunciou uma série de medidas que têm por objetivo deixar os clientes um pouco menos irritados. Haverá uma redução de preços nas baterias, de 79 para 29 dólares, e também uma atualização para o iOS com novos recursos que permitirão que os usuários verifiquem o estado de suas baterias.

Segundo a Apple, o problema teve como origem um recurso do iOS desenvolvido para aprimorar o gerenciamento da energia durante picos de utilização, para evitar desligamentos inesperados nos iPhones 6, 6 Plus, 6s, 6s Plus, SE, 7 e 7 Plus.

Com tal recurso, e para evitar shutdowns, o iOS gerencia e reduz o desempenho de alguns de seus componentes, o que, em alguns casos, pode se traduzir em maior tempo de espera para o carregamento de aplicativos, por exemplo. Ou seja, quedas de desempenho, conforme já noticiado e experimentado por muitos usuários.

A Apple também diz que a resposta dos clientes a tal funcionalidade, lançada com o iOS 10.2.1 foi positiva. Vamos aguardar.