Categorias

Bill Gates recomenda outros 5 livros que todos deveriam ler

Assim como fez em Maio do ano passado e no último Dezembro, Bill Gates criou novamente uma lista com os 5 melhores livros que leu recentemente e que acredita que são uma leitura obrigatória para qualquer pessoa.

Mais uma vez, o bilionário filantropo que fundou a Microsoft reclama da falta de tempo, mas afirma que conseguiu manter o hábito de ler em dia e completou: “ainda acho que os livros são a melhor maneira de explorar novos tópicos que o interessem”.

Segundo Gates, a seleção desse ano inclui “um livro de memórias de um dos meus comediantes favoritos, um tocante conto de pobreza na América, um mergulho profundo na história da energia, e não uma, mas duas histórias sobre a Guerra do Vietnã. Se você está procurando se enrodilhar junto à lareira com uma ótima leitura nesta temporada de férias, você não pode errar com um desses”.

Veja também o vídeo preparado por Gates para a seleção dessa temporada:

Confira a lista completa dos livros recomendados por Bill Gates:

  1. O melhor que podíamos fazer, de Thi Bui.  “Esta linda graphic novel é um livro de memórias profundamente pessoal que explora o que significa ser pai e refugiado. A família da autora fugiu do Vietnã em 1978. Depois de dar à luz seu próprio filho, ela decide aprender mais sobre as experiências de seus pais crescendo em um país despedaçado por ocupantes estrangeiros”.
  2. Evicted: Poverty and Profit in the American City, de Matthew Desmond (sem tradução no Brasil).  “Se você quer uma boa compreensão de como as questões que causam a pobreza estão entrelaçadas, você deve ler este livro sobre a crise de despejo em Milwaukee. Desmond escreveu um retrato brilhante dos americanos que vivem na pobreza. Ele me deu uma melhor idéia do que é ser pobre neste país do que qualquer outra coisa que eu tenha lido”.
  3. Believe Me: A Memoir of Love, Death, and Jazz Chickens, de Eddie Izzard (sem tradução no Brasil).  “A história pessoal de Izzardé fascinante: ele sobreviveu a uma infância difícil e trabalhou incansavelmente para superar sua falta de talento natural e se tornar uma estrela internacional. Se você é um grande fã dele, como eu sou, você vai adorar este livro. Sua voz escrita é muito semelhante à sua voz de palco, e eu encontrei-me rindo em voz alta várias vezes ao lê-lo”.
  4. The Sympathizer, de Viet Thanh Nguyen (sem tradução no Brasil).  “A maioria dos livros que li e filmes que vi sobre a Guerra do Vietnã se concentraram na perspectiva americana. O romance premiado de Nguyen oferece uma visão muito necessária sobre o que era ser vietnamita e ser pego entre os dois lados. Apesar de quão sombrio é, The Sympathizer é uma história emocionante sobre um agente duplo e o problema em que ele se mete”.
  5. Energy and Civilization: A History, de Vaclav Smil (sem tradução no Brasil).  “Smil é um dos meus autores favoritos, e esta é a obra-prima dele. Ele explica como nossa necessidade de energia moldou a história humana – desde a era das usinas de burro até a busca de energia renovável. Não é o livro mais fácil de ler, mas, no final, você se sentirá mais inteligente e melhor informado sobre como a inovação energética altera o curso das civilizações”.