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CEO do IAB afirma: bloqueio de anúncios é extorsão

A Interactive Advertising Bureau (IAB), uma das maiores associações do setor da publicidade digital, não quer saber do AdBlock Plus e seu CEO acaba de chamar a prática de bloqueio de anúncios de “extorsão”.

Enquanto isso, a desenvolvedora responsável pelo maior bloqueador de anúncios do mercado celebrou a marca de 100 milhões de usuários ativos e cinco vezes mais em volume de downloads.

Durante o evento TechCrunch Disrupt NY, que debate novas tecnologias e seu impacto social, Randall Rothenberg, CEO do IAB reservou algumas palavras duras para os bloqueadores: “isso é um negócio baseado em extorsão e prejudica os produtores de conteúdo”.

Sua principal reclamação é contra a cobrança realizada por desenvolvedoras para permitir a entrada em uma lista de anunciantes permitidos em seus programas. Na opinião do executivo, bloqueadores de anúncio como o AdBlock Plus estariam tirando o faturamento que seria destinado aos produtores de conteúdo e “desviando para seus próprios bolsos”.

Mas o CEO da IAB também reconheceu que os usuários tem todo o direito de desejarem utilizar um destes aplicativos ou plugins. “Eu não tenho nenhum argumento contra qualquer um usando um bloqueador de anúncio porque há uma parcela de verdade quando se trata de impedimento da experiência do usuário”, admitiu. Rothenberg afirmou que a IAB está tomando as medidas necessárias para reduzir o impacto que a publicidade vem oferecendo na velocidade e privacidade da navegação.

Para o AdBlock Plus, essa batalha dos bloqueadores já está ganha. Durante a mesma conferência TechCrunch Disrupt NY, a desenvolvedora revelou ter atingindo 100 milhões de usuários ativos e meio bilhão de downloads. Os números não são exatamente precisos, uma vez que a própria política de privacidade do programa impede a coleta de dados, mas a desenvolvedora afirma ter conseguido um método para avaliar sua base de usuários.

De acordo com o anúncio, o uso do bloqueador vem ganhado tração nos Estados Unidos e Reino Unido, países onde “as pessoas estão realmente acordando para os benefícios de tomar de volta o controle de sua experiência online”.