Cortana
Categorias

Cortana comemora… o “Dia do Gamer”?!

Cortana, a assistente pessoal dos sistemas da Microsoft, está desesperada para fazer parte do cotidiano dos usuários e agora está comemorando o “Dia do Gamer”.

Depois de ter se preparado para o Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Festas Juninas, Carnaval, Natal e até Dia do Samba, agora é a vez de celebrar uma data que quase ninguém conhece.

No espírito da brincadeira, vale perguntar para a assistente digital sobre frases do mundo dos jogos eletrônicos: “Me conte uma frase de game” ou “Me fale uma frase gamer” são algumas das sugestões oferecidas pela própria Microsoft para você digitar ou falar no microfone e Cortana responder. Ao contrário de grandes datas anteriores, dessa vez ela não irá oferecer uma história dos jogos eletrônicos, a origem da celebração ou mesmo recomendação de jogos (o que é rejeitar o próprio passado, já que a personagem Cortana nasceu na franquia Halo…).

Mas, se Cortana não explica o que é esse tal de “Dia do Gamer”, cabe a nós esclarecer: a data de 29 de Agosto foi escolhida para celebrar os jogos eletrônicos em virtude da iniciativa de algumas revistas especializadas espanholas, que perceberam que não existia um dia dedicado para comemorar a cultura gamer. A data foi proclamada pela primeira vez em 2008 e é festejada internacionalmente.

A estratégia de Cortana é realizar um processo da humanização da assistente pessoal. Trata-se de uma forma de melhorar o relacionamento entre o usuário e o sistema e vai além de apenas traduzir os comandos e frases utilizadas por Cortana, mas também localizar seu conteúdo para se adequar à cultura do país onde ela está inserida e ao dia a dia do seu usuário, seja ele um gamer ou não.