Categorias

E3 2015: Confira tudo que aconteceu na conferência do PC

A primeira conferência dedicada aos PCs na história da E3 tinha muita responsabilidade pela frente. E infelizmente já começou com uma hora de atraso inexplicável em relação ao horário agendado desde o final de Abril.

Mas às 22h (Horário de Brasília) a apresentação finalmente se iniciou com direito a PC AMD sendo montado ao som de ópera e megaclipe com jogos de PC de diferentes épocas. Com o formato de um talking show, a primeira desenvolvedora convidada da conferência foi a Tripwire Interactive para trazer seu jogo de tiro multiplayer Killing Floor 2. O título já está disponível em Early Access no Steam desde Maio. Foi exibido um sangrento vídeo para ilustrar a carnificina presente no jogo.

Um representante da Tripwire explicou para o apresentador o que ainda está por vir em Killing Floor 2. Mas a surpresa da desenvolvedora foi o primeiro anúncio de Rising Storm 2: Vietnam, ambientado na Guerra do Vietnã e com direito a trailer inédito.

Chris Roberts, veterano desenvolvedor de Star Citizen, não pôde comparecer ao vivo, mas gravou um vídeo para comentar sobre o jogo de exploração espacial e cenas dos bastidores de sua produção. O título foi um sucesso do financiamento coletivo e traz um vasto universo para ser explorado e disputado pelos jogadores.

Em seguida, um engenheiro de produção da AMD entrou no palco para explicar sobre o seu papel dentro da empresa e como funciona o processo de desenvolver novas tecnologias para computadores. Foram exibidas algumas placas de vídeo da empresa, assim como detalhes do seu funcionamento.

Depois dessa sequência, a apresentação trouxe para o palco dois dos responsáveis por Deus Ex: Mankind Divided para um bate-papo sobre o jogo. Assim como na conferência da Square-Enix mais cedo, foi explicado sobre o contexto em que se passa a história do jogo. Mas também foram comentados detalhes novos do desenvolvimento e das tecnologias utilizadas para gerar os gráficos, repletos de objetos simultâneos e diferentes efeitos visuais. Uma demonstração de jogabilidade inédita foi exibida na tela, mostrando que é possível abordar os combates de forma violenta ou com sutileza e furtividade.

A franquia de estratégia Total War foi o destaque seguinte da conferência, comemorando seus 15 anos. Foi exibido um belo clipe de títulos já existentes da série ao som de uma versão de “Everybody Wants to Rule the World”, sucesso antigo dos Tears for Fears. Dois representantes da desenvolvedora Creative Assembly sentaram no sofá para comentar sobre Total War: Warhammer, primeiro jogo com a marca Total War a não ser ambientado em uma época real da civilização, mas uma adaptação do universo de fantasia Warhammer. O jogo ainda está em seus primeiros estágios de desenvolvimento e não foi fornecida uma data de lançamento.

https://www.youtube.com/watch?v=pGkg_Izkod8

Phil Spencer, Chefe da Divisão Xbox da Microsoft, foi o convidado seguinte, conforme anunciado previamente. Apesar das brincadeiras sobre aquela ser uma conferência sobre PC e ele ser a face do Xbox One, Spencer explicou que a empresa, com o Windows e outras divisões, tem um grande interesse no PC como plataforma de jogos. Foi mencionada mais uma vez a interoperabilidade que haverá entre o console da Microsoft e o Windows 10. Spencer anunciou que a Microsoft tem alguns jogos programados para lançamento no PC, começando com o jogo de luta Killing Instinct.

Em seguida, a Microsoft lembrou da produção do free-to-play Fable Legends, que irá rodar tanto no PC quanto no Xbox One, com direito a um rápido vídeo de jogabilidade. O jogo já havia sido anunciado no ano passado e desta vez foi prometido que haverá muito conteúdo adicionado após o lançamento. O título independente Gigantic também foi exibido, uma espécie de cruzamento entre as jogabilidades de MOBAs e FPSs.

Para surpresa de muitos, Gears of War vai retornar ao PC com a Ultimate Edition. O jogo já havia sido portado para a plataforma em 2007, mas sumiu das lojas. A nova edição trará gráficos remasterizados e elementos recriados do zero. Não foi confirmado se os outros títulos da franquia serão relançados da mesma forma para a plataforma.

gears-of-war-ultimate-edition_2

Eurotruck Simulator irá ganhar uma continuação batizada de American Truck Simulator, trocando as rodovias do Velho Continente pelas empoeiradas highways norte-americanas, com direito a integração com o Google Maps. O jogo ganhou vídeo na conferência.

https://www.youtube.com/watch?v=DF2A7m5A0rc

Realidade Virtual foi o destaque segmento seguinte da apresentação. EVE: Valkyrie, o derivado do MMO EVE Online, foi mostrado em ação em um capacete de realidade virtual. No controle de um piloto espacial, o jogador terá visão total em 360º de sua cabine e do espaço ao redor.

Dean Hall, criador do sucesso DayZ, literalmente o pai do gênero survival multiplayer, foi o próximo convidado a sentar no sofá. Ele conversou sobre o processo de desenvolvimento de DayZ, assim como seu próximo título, ambientado em órbita da Terra. Ion colocará o jogador à deriva no espaço, podendo construir uma forma de sobreviver no vácuo ao lado de outros jogadores.

Em seguida, foi demonstrado ao vivo o jogo independente Strafe, financiado pelo Kickstarter. Com níveis gerados proceduralmente, o jogo se inspira em títulos de tiro do passado, como Doom e Quake. Durante a demonstração, cada nível foi criado em tempo real e jogado por um dos desenvolvedores.

A primeira expansão do RPG Pillars of Eternity foi anunciada com direito a um sombrio trailer de introdução. The White March Part 1 foi comentado em seguida por seus desenvolvedores: a expansão trará um maior limite de nível máximo, novos aliados e outras novidades.

David Braben, lendário desenvolvedor da série Elite, foi o convidado seguinte. Mas ele não subiu ao palco para falar sobre Elite: Dangerous, o mais recente capítulo da saga. Mas para anunciar Planet Coaster, um sucessor espiritual de Rollercoaster Tycoon e Theme park, já disponível para pré-venda e previsto para lançar em 2016.

No campo dos MMOs, foi exibida mais uma nova funcionalidade para Guild Wars 2, onde será possível conquistar e manter uma fortaleza para seu clã no jogo. Guild Halls já havia sido anunciado pela produtora Arenanet, mas ganhou um belo trailer durante a conferência do PC. A novidade fará parte da vindoura expansão Heart of Thorns.

O novo Hitman, que já havia aparecido na conferência da Sony e na conferência da Square-Enix, completou sua terceira aparição na E3 deste ano. Nenhum vídeo novo, mas um dos desenvolvedores explicou um pouco mais sobre a liberdade de ação presente no jogo, em meio a falhas no microfone. Segundo o desenvolvedor o amplo leque de opções disponíveis no jogo só foi possível com o crescimento da capacidade de processamento dos PCs e consoles desde o título anterior.

A CEO da AMD subiu ao palco em seguida para anunciar 9 novas placas de vídeo da linha Radeon, incluindo alguns modelos menores do que o habitual como a nova Radeon Nano. Também foi mostrada a primeira placa de vídeo com suporte a dois chips de processamento simultâneos.

A desenvolvedora Bohemia Interactive (da franquia ArmA) foi a próxima convidada da conferência para revelar um novo cenário com inspiração tropical para o simulador militar. Tanoa é uma ilha do Pacífico completa para exploração e combate a ser lançada em 2016. A expansão também trará novas armas, veículos e facções disputando o território.

A desenvolvedora independente Sherida Halatoe sentou no sofá para conversar sobre o poético Beyond Eyes, que já havia aparecido brevemente na conferência da Microsoft. No jogo, é possível controlar uma menina com deficiência visual que reconhece o ambiente ao seu redor usando os outros sentidos.

Dirty Bomb, o título multiplayer da Splash Damage (de Brink) foi o próximo jogo comentando durante a conferência. A apresentação foi rápida, mas trouxe um trailer bem-humorado do título de tiro.

Os jogos independentes seguiram em alta na conferência com Tacoma, o primeiro título da criadora de Gone Home. Ambientado em uma estação espacial, segue a mesma linha de exploração do título anterior para que um mistério seja desvendado. O desenvolvedor convidado fez piada com a fama de criar “simuladores de caminhada”, mas explicou que é realmente necessário andar e conhecer o ambiente para resolver o jogo. Tacoma está previsto para 2016.

Na sequência dos independentes, a Frictional Games apresentou o sucessor do assustador Amnesia. SOMA não é uma continuação do jogo anterior, mas segue uma nova direção, levando o horror para uma estação abandonada no fundo do mar. Foi exibido um vídeo inédito, curto mas perturbador da jogabilidade.

DayZ retornou ao palco com outro de seus desenvolvedores. Desta vez para conversar sobre mais detalhes dos bastidores e sobre o futuro do jogo depois que Dean Hall se afastou e a Bohemia Interactive assumiu o título integralmente. Depois de um longo período em Early Access, o jogo irá entrar na fase Beta.

A Bohemia também exibiu um vídeo sobre um jogo de exploração espacial , onde é possível construir e gerenciar uma base de astronautas em Marte. Take On Mars está disponível no Steam agora, em Early Access.

https://www.youtube.com/watch?v=bCQmGV9nVyA

Cliff Bleszinski foi o próximo convidado do sofá. O desenvolvedor é uma lenda na indústria, tendo sido o responsável por títulos de sucesso como Unreal e a série Gears of War. Depois de ter se desligado da empresa que ajudou a fundar, Bleszinski está há um bom tempo trabalhando em um projeto secreto batizado provisoriamente de BlueStreak. Sabe-se apenas que será um jogo de tiro multiplayer gratuito. Durante a conversa, o desenvolvedor manteve o mistério.

Enter the Gungeon foi demonstrado ao vivo no palco, inclusive com a participação do apresentador. Com um visual retrô, o jogo é uma mistura de roguelike, bullet hell e exploração, podendo ser jogado de forma cooperativa com outro jogador.

gungeon
gungeon2

Mas a conferência não foi dominada apenas pelos jogos independentes. A Blizzard compareceu ao evento para mostrar em primeira mão uma expansão para Heroes of the Storm, o MOBA que reúne os personagens das três franquias da empresa em uma única batalha. Eternal Conflict introduz o elenco de Diablo 3 com vários favoritos da audiência, como o Monge.

A apresentação da Blizzard não parou por aí e Starcraft 2: Legacy of Void, o capítulo final da franquia de 17 anos, marcou presença. Um trailer inédito do vindouro jogo de estratégia foi exibido. Antes do título chegar às lojas, a desenvolvedora irá lançar Whispers of Oblivion, um conjunto de três missões que irão ligar o final de Heart of Swarm com o próximo capítulo. Esse prólogo estará disponível inicialmente para quem fizer a pré-compra de Legacy of Void, mas será liberado para todos os jogadores depois.

O último convidado da conferência foi No Man’s Sky, que já havia aparecido com destaque na apresentação da Sony. Havia uma certa dúvida se o título seria ou não lançado fora do PlayStation 4, mas os desenvolvedores confirmaram que ele terá lançamento simultâneo com o PC.