Categorias

Polícia britânica prende adolescente de 16 anos suspeito de ser o líder de um grupo hacker

A polícia britânica em cooperação com o FBI prendeu um adolescente de 16 anos suspeito de ser “Cracka”, o líder do grupo hacker Crackas With Attitude” (CWA).

O jovem que não foi identificado foi solto sob fiança após um interrogatório de sete horas nas instalações da Agência Nacional de Crimes, o equivalente inglês do FBI.

O grupo CWA ganhou notoriedade nos últimos meses por ser formado inteiramente por adolescentes e por ter realizado ataques contra membros do alto escalão dos serviços de inteligência dos Estados Unidos utilizando apenas técnicas de engenharia social.

“Cracka” está ligado a uma ação recente de sequestro de identidade do diretor da Inteligência Nacional americana. O hacker teria assumido o controle total da conta pessoal de e-mail do executivo, além de ter redirecionado os números de telefonia móvel dele e de sua esposa. Anteriormente, “Cracka” teria realizado o mesmo golpe contra o diretor da CIA, em Outubro. Dados sigilosos foram  vazados para o Wikileaks em decorrência da ação.

Mas o CWA se superaria em ousadia ao publicar dados relacionados a 30.000 agentes do FBI e do DHS na web após uma invasão aos servidores do Departamento de Justiça no início de Fevereiro deste ano.  Foram divulgados nomes completos, endereços de e-mail, cargos e números de telefones.

Essa última ação pode ter sido a gota d’água para as autoridades. O adolescente detido na Inglaterra foi autuado por múltiplos crimes de conspiração e teve todos os seus dispositivos eletrônicos apreendidos. Em entrevista para um site, o jovem alega não ser “Cracka” e afirma que a polícia britânica está tentando “arruinar” sua vida, mas não esclarece os motivos do suposto mal-entendido.