Categorias

Bill Gates responde perguntas dos usuários do Reddit

Bill Gates, fundador da Microsoft, filantropo, bilionário, ativista do Meio Ambiente e eterno bonachão participou de sua quarta sessão de perguntas e respostas com usuários do Reddit nessa terça-feira.

Gates respondeu sobre muitos tópicos, com muita seriedade onde era necessário e com muito bom-humor e simpatia onde cabia. Entre os temas, corrida presidencial, Linux, Apple vs FBI, Age of Empires e Realidade Virtual.

P: O SQL Server para Linux foi anunciado ontem como eu tenho certeza que você está sabendo. O que você acha que isso significa ou diz sobre a direção, cultura e futuro da empresa?

Bill Gates: Eu acredito que isso mostra Satya (Nadella, atual CEO da Microsoft) olhando para como o mercado está mudando e estando disposto a mudar como as coisas tem sido feitas. Sua adoção da nuvem e do móvel, incluindo fazer programas para as plataformas móveis de outras pessoas, são também grandes exemplos disso.

microsoft-hololens-alien-cgi

P:  Nós temos visto os grandes avanços em AR (Realidade Aumentada) feitos pelo Hololens, mas nada sobre VR (Realidade Virtual) vindo de vocês dessa vez. Esse mercado interessa a vocês?

Bill Gates: VR é um caso extremo de AR quando nada do mundo real entra na mistura. Pode ser ardiloso se você está andando por aí e você pode esbarrar em coisas. Sistemas mistos que parecem com VR mas que, quando você pode acertar algo, te mostram isso, parecem melhor do que VR puro. Então, eu não acho que essas duas coisas irão permanecer separadas como elas estão hoje.

P: O que você imagina ver a sociedade humana realizando nos próximos 20 anos? O que te deixa mais ansioso?

Bill Gates: Eu irei mencionar três coisas. Primeiro é a inovação da energia para reduzir seu custo e se livrar dos gases do efeito estufa. (…) Segundo é o progresso em doenças particularmente infecciosas. Pólio, Malária, HIV, Tuberculose, todas essas são doenças que nós deveríamos ser capazes de ou eliminar ou trazer para próximo de zero. (…) Terceiro são ferramentas para ajudar a tornar a educação melhor – para auxiliar professores a aprender como ensinar melhor e auxiliar estudantes a aprender e compreender por que eles deveriam aprender e reforçar sua confiança.

P: Algumas pessoas (Elon Musk, Stephen Hawking, etc) vieram a público em favor de regulamentação das Inteligências Artificiais antes que seja muito tarde. Qual é a sua posição sobre esse tema, e você acredita que a humanidade irá em algum momento atingir um ponto onde nós não seremos capazes de controlar nossas próprias criações artificialmente inteligentes?

Bill Gates: Eu ainda não vi nenhuma proposta concreta sobre como nós deveríamos fazer essa regulamentação. Eu acredito que valha a pena debater porque eu compartilho da visão de Musk e Hawking de quando um punhado de pessoas controlam uma plataforma com extrema inteligência isso cria perigos em termos de poder e eventualmente controle.

apple-vs-fbi

P: Qual é a sua posição na situação recente FBI/Apple?

Bill Gates: Eu acredito que precisa haver uma discussão sobre quando o governo deveria ser capaz de coletar informações. O que teria acontecido se nós nunca tivéssemos o grampo? Também o governo precisa conversar abertamente sobre salvaguardas. Nesse exato momento, muitas pessoas não acreditam que o governo tem a credibilidade para assegurar que a informação seja utilizada somente em situações criminais. Então esse caso será visto como o início de uma discussão. (…) Quanto antes modernizarmos as leis, melhor.

P: Bill, por que você não está concorrendo à presidência?

Bill Gates: Eu gosto do meu trabalho atual na Fundação (Bill and Melinda Gates) melhor do que eu gostaria se eu fosse o Presidente. Também eu não seria bom em fazer as coisas que você precisa fazer para ser eleito.

P: O que você acha dos muitos políticos que ignoram completamente a questão da mudança climática?

Bill Gates: Políticos operam em ciclos de 4 anos e a mudança climática é um desafio que precisa de décadas de trabalho para se reduzir a emissão de gases do efeito estufa. Eu estou desapontado que os Estados Unidos sejam onde o debate tem sido o mais difícil.

bill-gates
Para provar sua identidade no Reddit, Bill Gates reencenou em detalhes uma foto sua de 43 anos atrás.

P: Bill, você pegaria US$40.000 se você encontrasse na calçada?

Bill Gates: Uma vez que nossa Fundação pode basicamente salvar uma vida por cada mil dólares que nós gastamos, eu pegaria isso já que seria o suficiente para salvar 40 vidas.

P: Sr. Gates, será que nós podemos ter, por favor, outro Age of Empires? Não estou certo se esse é o seu departamento, mas eu imaginei que eu devia perguntar já que você está aqui…

Bill Gates: Eu vou dar uma olhada nisso. De quantos impérios você precisa?