Categorias

Dia das Crianças: Cortana aprendeu a brincar

No Dia das Crianças, a Cortana também quer brincar e, para celebrar a data, a assistente digital da Microsoft canta músicas infantis, sugere jogos, fala coisas de criança e faz até birra!

As novidades estarão disponíveis para usuários do Windows 10 a partir do dia 12 de Outubro.

Ao pedir para a assistente virtual “Cante músicas infantis”, por exemplo, ela irá cantarolar trechos de canções como Escravos de Jó, A Dona Aranha e também Ciranda Cirandinha. Com a frase “Fale como uma criança”, a Cortana imita o jeito do público infantil de falar em frases clássicas como: “Mas eu não gosto de tomar banho!”, “Já posso sair do castigo?”, ou “Mãe, Olha! Mãe! Mãe! Manhê, você não tá olhando, mãe!”.

Mas Cortana também mostrará que tem conhecimento literário e vai buscar inspiração em autores como Carlos Drummond de Andrade e Mario Quintana para refletir sobre o que é ser criança. Bastará pedir “Me conte uma frase para o dia das crianças” para que se escute trechos de obras de nomes importantes do mundo da literatura.

Cortana já realizou ações semelhantes em outras datas especiais, como Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Festas Juninas, Carnaval, Natal e até Dia do Samba e até o Dia do Gamer! A estratégia da Microsoft é realizar um processo da humanização da assistente pessoal. Trata-se de uma forma de melhorar o relacionamento entre o usuário e o sistema e vai além de apenas traduzir os comandos e frases utilizadas por Cortana, mas também localizar seu conteúdo para se adequar à cultura do país onde ela está inserida e ao dia a dia do seu usuário.