0 Compartilhamentos 170 Views

Revisitando 2013

31 de dezembro de 2013

Steve Ballmer, Kim DotCom, BlackBerry, iOS7, Google, Yahoo, Snowden, NSA, Windows 8(.1), Lulu: você é capaz de lembrar todos os principais fatos que movimentaram o mundo da tecnologia da informação em 2013?

Janeiro

O ano começou com o excêntrico Kim Dotcom ressurgindo de um aparente inferno jurídico de volta aos holofotes com o lançamento do Mega. Menos de duas semanas depois e seu novo sistema de armazenamento (e distribuição) de arquivos, já somava mais de 50 milhões de arquivos compartilhados.

RIM vira BlackBerry

RIM vira BlackBerry

Quem ensaiava sua própria ressurreição também em Janeiro era a RIM, apresentando o BlackBerry 10. A empresa canadense estava tão confiante no sucesso do novo dispositivo que alterou seu próprio nome para BlackBerry. O ano de 2013 não seria muito gentil.

Em São Paulo, a Campus Party trouxe nomes como Buzz Aldrin, astronauta companheiro de Neil Armstrong e Michael Collins na missão Apollo 11, Nolan Bushnell, fundador da Atari,Mark Surman, diretor-executivo da Mozilla Foundation, e o empresário brasileiro Eike Batista.

Fevereiro

Parecia piada de Primeiro de Abril, mas Fevereiro viu a Apple perdendo os direitos da marca “iPhone” para a Gradiente no Brasil. Não era piada e disputa judicial se arrastou por meses, com vitória final para a gigante americana.

Gradiente iPhone?!

Gradiente iPhone?!

Enquanto isso, outras duas empresas também se estranhavam na briga pela preferência do usuário: a Microsoft começou uma campanha contra o Gmail, alegando problemas de privacidade. Essa seria apenas a primeira das pedras jogadas pela empresa de Redmond contra seu rival Google ao longo do ano.

Finalmente, após anos, a Sony revelou o sucessor do Playstation 3, chamado, obviamente, de Playstation 4.

Esse também foi o ano dos vazamentos de dados e já em seu segundo mês, Twitter, Facebook e Apple tinham sido vítimas das ações de hackers. Era apenas o começo.

Se a maré estava boa para os hackers, o mesmo não pode ser dito dos piratas digitais do The Pirate Bay: refugiado do seu país de origem, o site precisou ser hospedado em outro país. Ao longo do ano, a manchete iria se repetir, com seus servidores migrando de nação em nação, em busca de um porto seguro. Onde irá parar o The Pirate Bay em 2014, quando não restarem mais países dispostos a segurar o maior depósito de arquivos protegidos por direitos autorais do mundo?

Março

Enquanto a adesão ao Windows 8 desacelerava, os primeiros rumores sobre seu sucessor já começaram a aparecer: Windows Blue.

E a foice estava solta em Março: Formspring teve o encerramento de suas atividades anunciado. Mas o maior choque mesmo entre os internautas foi a decisão do Google de aposentar o serviço leitor de RSS Reader. Não adiantou uma petição de seus usuários, com mais de 1o0 mil assinaturas nos primeiros dias. E o Feedly, principal concorrente do serviço, viu mais de meio milhão de usuários baterem em suas portas.

Um bilhão de usuários únicos mensais

Um bilhão de usuários únicos mensais

Azar de um, sorte de outros, morte do Reader e ascensão do YouTube. O mais popular serviço de vídeos da Internet, também de propriedade do Google, atingiu a impressionante marca de 1 bilhão de usuários únicos mensais.

Na BlackBerry, a euforia ainda imperava: Thorsten Heins ainda era o CEO e afirmava categoricamente que a Apple estava ultrapassada.

Abril

Crimes cometidos na Internet passaram a ter uma nova lei no Brasil, a lei 12.737, batizada de Lei Carolina Dieckmann.

4G: Agora vai!

4G: Agora vai!

Com bastante atraso, a telefonia 4G finalmente ganhou impulso no país. Quatro anos depois da tecnologia ter sido implantada pela primeira vez nos Estados Unidos.

Abril também viu o fenômeno Psy emplacar um novo sucesso: sua música “Beauty and a Beat” quebrou recordes no YouTube. Mas nunca será um “Gangnam Style”…

Maio

Para surpresa de muitos, a tradicional Adobe abandonou o antigo modelo de venda de licenças de seus produtos e adotou um sistema de assinatura mensal baseado na nuvem. Para quem sofreu durante anos com a pirataria desenfreada do Photoshop, do Illustrator e outros, pareceu ser a estratégia mais certa para contra-atacar. O tempo mostraria obstáculos no caminho da Adobe.

No mesmo mês em que matou o ancestral Hotmail e migrou todos os seus usuários para o novo Outlook.com, a Microsoft apresentou também seu novo console: o Xbox One. Cercado de polêmicas, o sucessor do Xbox 360 ainda daria muito o que falar ao longo do ano.

Tumblr

Vale um bilhão de dólares?

Marissa Mayer, a nova CEO do Yahoo lançou sua mais ousada cartada neste mês: a compra do Tumblr pela fantástica soma de um bilhão de dólares. Com apenas 13 milhões de dólares de receita gerados em 2012, terá sido um bom investimento do Yahoo?

Junho

Snowden, Prism, Protestos, Passeatas, Anonymous… sem aviso, o mundo foi virado de cabeça para baixo em Junho.

Nuvens negras se formaram nos céus da Microsoft e ela teve que dar explicações sobre o funcionamento do Xbox One e até voltar atrás em funcionalidades controversas. Falando em voltar atrás, a atualização do Windows 8.1 trouxe de volta o amado botão Iniciar. E os primeiros sinais da dança das cadeiras na empresa já apareciam.

Edward Snowden

Edward Snowden: o herói da privacidade

Mas a grande polêmica mundial foram mesmo as denúncias feitas pelo antigo funcionário da NSA, Edward Snowden: o governo dos Estados Unidos estaria espionando todo mundo, amigo ou inimigo, de uma forma sistemática e maciça. Empresas de tecnologia americanas se uniram para manifestar repúdio à espionagem. Suspeitava-se que a rede de vigilância poderia afetar até brasileiros, o que foi confirmado nos meses seguintes e gerou um mal-estar diplomático entre os governos dos dois países.

Enquanto a bola de neve de Snowden ganhava forma, aqui no Brasil, o Gigante acordou e o povo foi pras ruas protestar. E as redes sociais funcionaram como um instrumento fundamental para mostrar o outro lado da notícia e organizar passeatas. Para a ala mais radical das manifestações, a internet também serviu como arma: o perfil da revista Veja no Twitter foi invadido, assim como o Instagram da presidenta Dilma Rousseff . Hackers  tiraram do ar os sites de vários partidos políticos.

O vento da mudança também soprou aqui no Código Fonte: ganhamos um novo layout e mais conteúdo em Junho.

Julho

Foram tantas idas e vindas na política do Xbox One, que o Diretor da divisão de Xbox saiu da Microsoft para ir trabalhar na Zynga. Don Mattrick parece ter pulado da frigideira para o fogo, assumindo o cargo de CEO da antiga rainha dos jogos sociais, em um momento em que a empresa estava fechando escritórios e demitindo mais de 500 funcionários.

Empresa quer promover Surface

Surface: prejuízo milionário

Mas as coisas não estavam mesmo muito boas no lado da Microsoft. Saindo os resultados financeiros do primeiro trimestre do ano, apareceu o aterrador rombo de 900 milhões de dólares perdidos no tablet Surface.

Agosto

Em Agosto, a maior de todas as tempestades caiu no colo da Microsoft: Steve Ballmer anunciou sua aposentadoria. O todo-poderoso CEO deixou histórias em décadas dentro da Microsoft e, mesmo agora, quatro meses depois, ainda não se sabe ao certo quem irá ocupar sua vaga na empresa.

Steve Ballmer: o fim de uma era

Steve Ballmer: o fim de uma era

Mas a casa do Windows não seria a única companhia a ter reviravoltas neste mês: Yahoo começou uma campanha para mudar de logotipo e de imagem, o Mercado Livre encerrou o programa Mercado Sócios e a outrora confiante BlackBerry admitiu estudar a possibilidade de vender a empresa.

E Jeff Bezos, fundador da Amazon, comprou o tradicional jornal The Washington Post por 250 milhões em dinheiro do bolso de sua própria fundação.

Setembro

Neste mês veio a confirmação: a presidenta Dilma Rousseff foi mesmo alvo de espionagem norte-americana. E passou a colocar pressão pela votação do Marco Civil da Internet, sem sucesso.

Quando todos achavam que 2013 seria um ano sombrio para a Microsoft, sem qualquer sinal prévio, a empresa surpreendeu o mundo de TI : comprou a maioria dos negócios de dispositivos e serviços da Nokia por US$ 5 bilhões.

Divisão de celulares da Nokia pode ser vendida hoje para a Microsoft

Agora é Microsoft

Outra surpresa foi a saída de Kim Dotcom do cargo de diretor do Mega, pouco mais de nove meses depois do lançamento do serviço. Quem também surpreendeu a todos foi a Valve, ao anunciar seu próprio sistema operacional, o SteamOS, voltado para jogos eletrônicos.

Sem surpreender ninguém, o bom-senso prevaleceu e finalmente os direitos da marca iPhone voltaram para a Apple no Brasil. Também sem surpresas e também no mundo Apple, a sua conferência anual apenas confirmou lançamentos que já tinham sido alvo de especulações meses antes: o novo iPhone 5S, o iOS7 e os aparelhos de baixo custo.

A Vodafone amargou o vazamento de informações de 2 milhões de clientes, marcando o retorno de ações espetaculares dos hackers.

O inferno astral da BlackBerry se confirma: 4 mil funcionários demitidos e perda de quase um bilhão de dólares.

Outubro

Não adiantou a presidenta colocar pressão ou a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico manifestar apoio: a votação do Marco Civil da Internet foi adiada mais uma vez.

Enquanto isso, o jogador brasileiro interessado em adquirir um Playstation 4 levou um choque: o novo console da Sony custaria 4 mil reais no país. O povo pediu explicações e a Sony publicou um infográfico demonstrando como um console de US$399 poderia atingir esse preço e se tornar o Playstation 4 mais caro do mundo. O culpado? O valor dos impostos, segundo o fabricante.

PlayStation4

Quatro mil reais no Brasil!

Após meses de constantes rumores, a LG confirmou que era real: o primeiro smartphone de tela curva estava chegando.

E os hackers? Atacaram novamente e roubaram dados de 2 milhões de clientes da Adobe. Era o preço tardio da migração para a nuvem.

Novembro

Thorsten Heins, o CEO da BlackBerry que falou que a Apple estava ultrapassada, perde o cargo. John Chen assume o posto e promete revitalizar a empresa.

A Microsoft tira o mês para atacar o Google: acusa novamente o Gmail de violação de privacidade, vende produtos anti-Google em sua loja e critica os Chromebooks. Enquanto isso, o Google demonstra que não precisa de inimigos e troca o sistema de comentários do YouTube, o que irá atrair o desafeto dos usuários sem que ninguém precise incentivar.

No mundo dos jogos eletrônicos, o Playstation 4 é lançado no exterior e vende mais de 1 milhão de unidades em apenas 24 horas. Na semana seguinte, o Xbox One é lançado e também vende mais de 1 milhão de unidades em apenas 24 horas!

Lulu permite que mulheres avaliem homens anonimamente

Lulu é a sensação da semana

No Brasil, o assunto do momento é o aplicativo Lulu, que permite avaliar com certa dose de bom humor e malícia os homens brasileiros. Na última sexta-feira do ano, veio a Black Friday: sites congestionados, descontos fajutos e clientes reclamando. Uma nova tradição do comércio?

Dezembro

A Amazon abriu o noticiário do último mês do ano com uma manchete tirada dos livros de ficção-científica: robôs voadores farão a entrega de produtos. Há quem diga que foi jogada de marketing da empresa, há quem diga que é uma aposta para um futuro ainda mais distante. Mas que seria fantástico, isso seria.

Drones da Amazon

Os robôs estão chegando… com sua encomenda!

Segundo a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), até que a Black Friday não foi tão ruim quanto se imaginava. O Lulu deu origem ao Tubby, que, no final das contas, era uma brincadeira. Nos últimos dias do ano, tanto um quanto o outro já parecem águas passadas.

O próximo Windows não será mais o Blue: rumores apontam que o novo codinome é Threshold e que supostamente seria lançado no início de 2015.

Na Holanda, 2 milhões de senhas de Facebook, Twitter, Linkedin e outros são encontradas no servidor de um hacker. Ninguém sabe o paradeiro do criminoso. E o ano ainda veria o maior de todos os vazamentos já registrados: mais de 40 milhões de contas da Target são violadas.

O tamanho da vigilância montada pela NSA beira o absurdo, com agentes infiltrados em World of Warcraft e uma grave acusação de parceria com a RSA,em prol de um buraco em sistema de criptografia.

E o futuro? O IDC aponta que o PC teve o seu pior ano da História, enquanto os tablets viram suas vendas mundiais dobrarem.

Você pode se interessar

Como colocar seu jogo no Steam
Dicas
3 visualizações
Dicas
3 visualizações

Como colocar seu jogo no Steam

Carlos L. A. da Silva - 24 de julho de 2019

Vender seu jogo de computador na maior loja virtual do mundo é mais fácil do que você imagina.

De volta aos anos 80!
Artigos
4 visualizações
Artigos
4 visualizações

De volta aos anos 80!

Carlos L. A. da Silva - 22 de julho de 2019

Stranger Things puxou a nostalgia e a Microsoft entrou na brincadeira. Mas como era a tecnologia da informação naquela época?

Promoções de Jogos do Final de Semana (19/07)
Notícias
23 visualizações
Notícias
23 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (19/07)

Carlos L. A. da Silva - 19 de julho de 2019

Confira as melhores ofertas de jogos de PC para o final de semana.

Mais publicações

Como ativar o DNS-over-HTTPS (DoH) no Firefox
Dicas
15 visualizações
15 visualizações

Como ativar o DNS-over-HTTPS (DoH) no Firefox

Carlos L. A. da Silva - 18 de julho de 2019
SEO // Dicionário do Programador
Vídeos
18 visualizações
18 visualizações

SEO // Dicionário do Programador

Thais Cardoso de Mello - 15 de julho de 2019
Promoções de Jogos do Final de Semana (12/07)
Notícias
19 visualizações
19 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (12/07)

Carlos L. A. da Silva - 12 de julho de 2019